Quem sou eu

Minha foto
Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brazil
Sou Psicopedagoga e Pós - graduada em Gestão Escolar,estou na direção da Creche Municipal Tia Didi. Onde procuro junto com minha equipe oferecer uma Educação Infantil de qualidade as nossas crianças .

Seguidores

Quantos livros vc lê por ano?

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Construindo o conceito de número

Na última quarta-feira, trabalhamos com o eixo matemática.
E constatamos que o ensino da matemática precisa urgentemente de uma reforma.
Nós da Educação Infantil precisamos entender a importância de um trabalho sério e comprometido no ensino desse eixo.
Nossas crianças podem mudar essa história... matemática é bom e eu gosto...

2 comentários:

CECI ALCÂNTARA disse...

Na verdade meninas, partindo do pressuposto de que o processo de construção do conceito de número por parte da criança, inicia-se fora da escola e tem continuidade dentro dela, cito BIAGGI (2000) "Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemáticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro".

Deste modo se não tivemos uma intervenção adequada desde que iniciamos nossa "experiência" acadêmica, como seremos capazes de mediar conceitos que não dominamos, não aprendemos muito bem?

Muitas vezes fomos subestimados em nossos conhecimentos, nossas potencialidades fazendo com que copiássemos de quadros continhas de uma, duas, três ou mais parcelas, tabuadas salteadas ou não, e cada vez que errássemos, cópias e mais cópias destas tabuadas que nunca aprendíamos.

Acredito que o ensino da matemática deve ser ensinada de modo a ser um estímulo à capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar e o professor desenvolver a criatividade do aluno, apoiando sua reflexão sobre os conhecimentos adquiridos.

Quanto à escola, esta deve oferecer recursos materiais para tornar possível um trabalho docente de qualidade.

Finalmente, o ensino da matemática deveria estar apoiado em experiências agradáveis, capazes de favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas, que, por sua vez, conduzirão a uma melhor aprendizagem e ao gosto pela matemática.

Um grande abraço, Cecília.

Gilma Farias disse...

Valeu Cecília,deu pra perceber que o módulo matemática de nosso curso foi bastante significativo para vc.
Esse feed back é que nos dá força para seguir adiante.
bjs Gilma